O que são Edificações Inteligentes?
- Mariana Almeida
- 9 de fev. de 2023
- 1 min de leitura
As edificações inteligentes fazem parte da revolução tecnológica que estamos vivendo. Sendo que a experiência ocorrida pela pandemia de COVID-19 afetou a forma como projetamos e construímos, acelerando esse processo.
Quando falamos de edificações inteligentes já devemos iniciar pela elaboração de seus projetos pelo BIM, que agiliza e melhora a qualidade do projeto, auxiliar na gestão do tempo, custos durante a obra e gestão na etapa de manutenção.
Além disso, usa-se também ferramentas como a Realidade Aumentada e Virtual – que prometem modificar a forma de projetar e construir. O uso de drones também tem sido bastante implementado, e vem facilitando o processo de vistoria e inspeção de obras.
A automação predial, que antigamente poderia ser considerada uma grande inovação no setor de edificações, atualmente já é mais fácil de ser encontrada nos projetos. Alguns exemplos são o controle da iluminação e ventilação artificiais, por meio de sensores e computadores que regulam esses sistemas; monitoramento de vazamento hidráulico; monitoramento de consumo de energia elétrica – sendo possível analisar o horário de pico; controle de segurança e acesso ao prédio; sistema de elevadores inteligentes.
‼️ Um ponto importante a ser lembrado, é que a automação predial requer uma maior quantidade de tubulações, cabeamento e fiações. ‼️
Por isso é importante prever em projeto as futuras instalações a ser realizadas, e o fácil acesso a manutenção desses sistemas.
É ainda necessário falar dos tipos de materiais que podem também ser utilizados nesse tipo de edificação, mas essa parte vamos deixar para um próximo post! ⏭️⏭️⏭️
Comments